Documentário: O METAL RESGATANDO NOSSA HISTÓRIA.

Death Metal - História


O Death Metal surgiu no início dos anos 80, quando as bandas primordiais estavam sendo montadas, por volta de 1982 bandas como Hellhammer, Sodom, Possessed, Death e a brasileira Vulcano estavam iniciando suas atividades, a princípio o death metal tinha como influencias básicas o thrash metal praticado por bandas como Venom, Warfare, Atomkraft, Slayer,Voivod, Living Death.Em 1984 o Sodom lança o In The Sign Of Evil, um disco bem cru com uma sonoridade oscilando entre death metal e black metal. Em 1985, o Possessed Lança o Seven Churches grande clássico do gênero, considerado por muitos o primeiro álbum de death metal, no mesmo ano sairiam Endless Pain (Kreator), Bestial Devastation (Sepultura) e Hell Awaits (Slayer).

O ano de 1986 certamente foi o ano definitivo do death metal, pois nesse ano começam a surgir álbuns cada vez mais rápidos e com sonoridades cada vez mais viscerais, o death metal mostrava sua força e que veio para ficar. Muitos consideram Reign in Blood do Slayer, como influencia principal para tudo o que se viria a chamar death metal depois desse lançamento, apesar de comumente considerarem Slayer uma banda de thrash metal, esse álbum mostrava características fortes de death metal em faixas como "Angel of Death", "Necrophobic" e "Jesus Saves", foi considerado na época um álbum de death metal. Outros álbuns marcantes daquele ano foram Pleasure to Kill (Kreator), Antes do Fim ( Dorsal Atlântica ),Morbid Visions (Sepultura), Obsessed by Cruelty (Sodom), Scream Bloody Gore (Death), Bloody Vengeance (Vulcano),Strappado (Slaughter).

                                           (Mantas-Pré Death)

Em 1989 o Terrorizer lança o World Downfall, álbum que oscila entre death metal e grindcore, considerado por muitos um dos pioneiros do Brutal Death Metal. Nesse mesmo ano o Morbid Angel lançaria o Altars of Madness, considerado um dos maiores clássicos do death metal, esse disco reforça características que se tornaram marcantes no death metal com o passar dos anos como vocal gutural, timbragem grave e blast beats, também foi considerado um marco pelo acréscimo de técnica instrumental diferente das bandas mais antigas, que faziam um som mais cru e direto.Por volta de 1987 as cenas com mais adeptos do gênero eram na Alemanha com Sodom, Kreator, Minotaur, Poison (não confundir com o Poison americano, que é glam metal), no Brasil com Mutilator, Holocausto, Sepultura, Sarcófago, Dorsal Atlântica e Vulcano, e nos EUA com Possessed, Death e Sadus. Em 1987 o Napalm Death lança o Scum mostrando ao mundo um grindcore cheio blast beats, que viria a influenciar e muito as bandas surgidas a partir de então.

A segunda geração foi de fato a responsável pela afirmação e notoriedade do death metal na cena underground atual. Com características mais agressivas e viscerais, devido a influência herdada do grindcore já no fim dos anos 90, novas bandas surgiram já rotuladas como death metal, diferente da década de 80 onde as bandas que começaram a formação do death metal eram bandas de thrash que incorporavam certas características que não correspondiam ao thrash metal e que tornavam o som mais agressivo.


Dentre as características que equalizaram o death metal noventista, destacamos, guturais extremamente graves, baixa afinação das guitarras, uso intenso de blast beats (característica herdada do grindcore), melhora considerável nas técnicas musicais, dentre outras muitas características que são evidenciadas nas vertentes que surgiram a partir dessa evolução do death metal. Dentre as bandas pioneiras dessa nova geração, podemos destacar: Carcass, Morbid Angel, Cannibal Corpse, Deicide, Calvary Death, Obituary, Bolt Thrower e Death. Essas bandas lançaram álbuns que se tornaram referência dentro da cena, como os álbuns Symphonies of Sickness e Necroticism - Descanting the Insalubrious da banda Carcass, com temática gore, guturais extremamente graves e um som revolucionador com muita técnica e velocidade aliadas.

Desde então surgiram diversos sub-gêneros para o Death Metal,podemos citar:

1-Blackened Death Metal - Exemplo
2-Brutal Death Metal - Exemplo
3-Death Metal Melódico - Exemplo
4-Death Metal Progressivo - Exemplo
5-Death Metal Técnico - Exemplo
6-Death/Doom - Exemplo
7-Deathgrind  - Exemplo
8-Deathcore - Exemplo
9-Death Metal Sinfônico - Exemplo