Documentário: O METAL RESGATANDO NOSSA HISTÓRIA.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Salário Mínimo - Discografia



Salário Mínimo é uma banda de heavy metal e hard rock formada em 1980 na cidade de São Paulo.Com nova e revigorada formação, contando com China Lee (vocal), Daniel Beretta (guitarra), Junior Muzilli (guitarra e voz), Diego Lessa (baixo e voz) e Marcelo Campos (bateria, Trayce), o grupo paulistano Salário Mínimo segue trabalhando em novas composições e promovendo o segundo álbum, "Simplesmente Rock" (2010), lançado pela gravadora Voice Music. "Nosso nome é simples, marca muito fácil nas cabeças das pessoas e expressa a dura realidade dos brasileiros", observa China Lee.

Algumas faixas do novo CD caíram rapidamente no gosto dos fãs nos shows, antes mesmo do lançamento do novo álbum, como "Eu Não Quero Querer Mais". "A receptividade está sendo excelente! A cada show a galera está cantando as músicas novas e a própria 'Eu Não Quero Querer Mais' é cantada em coro!", diz Diego Lessa. "Nós também já tocávamos a música 'Sofrer' antes do lançamento e até quem não conhecia a banda elogiava esta música", enfatiza o baixista.

O título "Simplesmente Rock" exprime com fidelidade não só a musicalidade da banda, como também mostra que seus fãs vêm de diversas vertentes do Rock e não só do Heavy Metal. "Temos músicas no 'Beijo Fatal' que são Heavy Tradicional, temos músicas Hard, temos baladas... Foi aí que surgiu o nome do novo CD", explica Diego. "A concepção foi surgindo naturalmente, após uma série de discussões a respeito do rumo que deveríamos seguir, considerando a época atual da cena do Rock. Sendo assim, não houve como abrir mão da versatilidade", completa o guitarrista Daniel Beretta.

Pioneira do Hard/Heavy brasileiro, a banda participou da primeira versão da histórica coletânea "SP Metal" (Baratos Afins, 1984) com as músicas "Cabeça Metal" e "Delírio Estelar". "Gravar o ‘SP Metal’ foi um momento muito especial. Os músicos das quatro bandas frequentavam e se ajudavam nas gravações, pois era uma época em que não tínhamos referências", explica o vocalista.

Três anos depois, o grupo lançou seu primeiro álbum, "Beijo Fatal" (1987), pela gravadora RCA, atingindo a marca de 78 mil cópias vendidas. A extensa turnê pelo Brasil, sempre com shows concorridos e boa presença de público, fez com que tivesse grande exposição na televisão e rádio. "Na época o público prestigiou muito as bandas nacionais e por isso deu tão certo. Estamos dispostos a fazer um grande movimento novamente com o novo álbum!", destaca China Lee.

O Salário Mínimo ficou inativo em meados de 1990, mas China Lee voltou à cena em 1994 com a banda Extravaganza, gravando o álbum "O Prazer é Seu!" (Continental). Entretanto, o silêncio e a ausência da alegria de ter o Salário Mínimo na cena foram quebrados com o triunfal retorno em 2002, inicialmente apenas para um evento comemorativo ao aniversário da casa de shows Led Slay, em São Paulo. "Quando vimos mais de mil pessoas cantando as nossas músicas foi inevitável a nossa volta", relembra o vocalista.

Os shows não só viraram um ponto de encontro de velhos fãs, como vêm provando para a nova geração a força de uma das bandas mais importantes na história do Rock nacional. "Eu era fã do Salário Mínimo e agora estou na banda", observa o baixista Diego Lessa. "Pode soar clichê, mas o importante é a união. E o que vemos em nossos shows é justamente a presença de jovens fãs curtindo nosso som com os da velha guarda", acrescenta China Lee.

A nova postura, a atitude de seus integrantes e o som atualizado e adaptado aos novos tempos são os grandes trunfos de um grupo que ainda têm muito a oferecer ao cenário brasileiro. "Nosso objetivo não era recriar o som que o Salário Mínimo fazia nos anos 80, mas dar uma cara nova para a banda, mostrando mais o lado técnico, a evolução", explica Beretta. "Penso que conseguimos unir os dois mundos com este novo álbum, tanto que regravamos a música 'Delírio Estelar', que consta no 'SP Metal', nosso primeiro registro", analisa o guitarrista Junior Muzzili.

Afora as apresentações com outras bandas brasileiras de destaque e em grandes festivais espalhados pelo país, o Salário Mínimo realizou a abertura para grupos estrangeiros de renome, como Uriah Heep, Scorpions e Twisted Sister, U.D.O.. "Acredito que estamos no caminho certo e que ainda temos muito a oferecer ao público. Estejam certos que seguiremos fazendo o que mais gostamos, que é simplesmente Rock", enfatiza China Lee.

Após um show memorável no Rio de Janeiro ao lado de outros pioneiros do Metal brasileiro - Metalmorphose, Centúrias e Stress -, o Salário Mínimo realizou em dezembro de 2012 um evento para comemorar os 25 anos do lançamento do 'debut', "Beijo Fatal" (1987). A festa contou com a presença de ex-integrantes da banda, que executou o disco na íntegra, as clássicas do "SP Metal" e músicas mais recentes.

O grupo também divulgou no final do ano a música "Vale O Que Tem", que fará parte de um tributo ao Stress que também contará com Metalmorphose, Azul Limão, Comando Nuclear e Taurus, entre outras bandas. O Salário Mínimo também pretende iniciar os trabalhos do sucessor de Simplesmente Rock (2010). "Posso garantir que todos irão ouvir um grande álbum de Hard'n'Heavy!", finaliza China Lee.


Discografia:















Álbum: Beijo Fatal
Gênero: Heavy Metal
Ano: 1987
Download: Mediafire















Álbum: Simplesmente Rock
Gênero: Heavy Metal, Glam/Hard Rock
Ano: 2009
Download: Mediafire

Um comentário: